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 RTI / Suspensão

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zeca4x4



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PostSubject: RTI / Suspensão   Tue Nov 14, 2006 9:46 am

Articulação

Uma forma de melhorar o cruzamento de eixos e o comportamento fora de estrada sem alterar o comportamento na estrada são os sistemas de desconexão rápida da barra estabilizadora.
Com um destes sistemas mantem-se a barra estabilizadora fixa ,a funcionar normalmente, e quando necessário pode ser desligada fácilmente sem necessidade de desapertar parafusos.
Existem no mercado vários sistemas disponiveis para diversas marcas de veículos. Este foto é de um desses sistemas para o Wrangler TJ.

Quick disconnects






Outra alteração um pouco mais radical são os brincos articulados.
Esta modificação é muito simples de efectuar e existem modelos de brincos articulados que permitem manter o comportamento do carro na estrada. Para isso, esses brincos, tem um travamento que os obriga a funcionar como brincos normais.
Tal como na barra estabilizadora podem ser destravados facilmente.

Brincos articulados com encravamento

CLIMAX






Para melhorar ainda mais a articulação,neste caso sem encravamento, existem os modelos de dupla articulação conhecidos por revolver.

Revolver shackles
Teraflex



Para uma articulação ainda mais radical neste tipo de suspensões podem ainda usar-se as Z-Box.
Com esta adaptação aumenta-se ainda mais o curso da suspensão e ,tambem neste caso ,existem modelos com a possibilidade de permanecerem travados.


Z-BOX



Para o bom funcionamento destas modificações nos olhais de mola devem ser usados casquilhos de poliuretano.
Estes casquilhos que se podem adquirir fácilmente no nosso mercado são por si só um melhoramento numa suspensão original.


Last edited by on Tue Nov 14, 2006 9:56 am; edited 3 times in total
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zeca4x4



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PostSubject: Re: RTI / Suspensão   Tue Nov 14, 2006 9:49 am

Sistema de articulação caseiro.



No site do link abaixo á uma tabela que diz que um Land Rover com este sistema, e uns amortecedores maiores, passa de valores na ordem dos 400 para 800.


http://www.gon2far.co.uk/index.php?do=1_gon2far.html
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PostSubject: Re: RTI / Suspensão   Tue Nov 14, 2006 9:51 am

Amortecedores

Quando se modifica o curso de uma suspensão tem que se trocar os amortecedores por outros adequados ás novas caracteristicas da suspensão.
Amortecedores com mais curso tem forçosamente que ser maiores.



Para alojar amortecedores mais compridos é necessário modificar os pontos de fixação.
Em alguns casos existem kits no mercado que permitem proceder a essa alteração sem ter que cortar ou soldar no chassi do veículo.
Estas peças são aparafusadas no ponto de fixação original do amortecedor e o novo amortecedor é fixo a elas.
No eixo da frente as peças são independentes e sobem o ponto de apoio original mas na trazeira ,quando possivel,pode ser usada uma barra que liga os dois pontos de apoio dos amortecedores no chassi e os novos amortecedores são fixos na zona central dessa barra.

Front shock hoop



Rear shock muonting bar



Todas estas alterações implicam a substituição dos tubos dos travões por outros com um comprimento adequado ao novo curso da suspensão.
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zeca4x4



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PostSubject: Re: RTI / Suspensão   Tue Nov 14, 2006 9:52 am

COMPARATIVO

Segundo informação retirada do site da rocky-road os valores obtidos para Suzuki Samurai são os seguintes:

Tipo de suspensão........................................Elevação..............RTI

Suspensão original ...........................................11" - 13"..........433

Shackle Reverse (com molas originais)...............12" - 14"..........469

Shackle Reverse (molas com mais 3")................15" - 17"..........578

Shackle Reverse (com molas OME)....................17"...................614

SPOA (com molas originais)...............................22" - 24"..........830

SPOA (molas com mais 3")................................25.5"................920
.
Molas helicoidais (livres)....................................40"..................1444

SPOA com brincos articulados ...........................42.5"...............1534
..
TABELA DE CONVERSÃO

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TTMax



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PostSubject: Re: RTI / Suspensão   Sun Nov 28, 2010 4:53 pm



Last edited by TTMax on Sun Nov 28, 2010 4:59 pm; edited 1 time in total
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TTMax



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PostSubject: Re: RTI / Suspensão   Sun Nov 28, 2010 4:55 pm

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PostSubject: Re: RTI / Suspensão   Today at 11:20 am

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