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 Barra de direcção - S.P.O.A.

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zeca4x4



Number of posts : 422
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PostSubject: Barra de direcção - S.P.O.A.   Tue Nov 14, 2006 9:19 am

S.P.O.A. - Spring Position Over Axle
ou seja, "molas posicionadas sobre os eixos"



Para efectuar este tipo de transformação é necessário alterar a barra de direcção ou a sua ligação
com os outros componentes da direcção.

Este é sem dúvida o ponto mais delicado desta transformação.

Há duas formas mais conhecidas de resolver este problema:

_ Manter a barra na sua posição original e substituir o braço da caixa de direcção
por outro que baixe o ponto de ligação (rótula) de forma a compensar a maior distância ao solo
da caixa de direcção.


Esta peça é comercializada para algumas viaturas e é normalmente conhecida por
Drop Pitman Arm



_Manter a ligação à caixa de direcção e aplicar um braço de ligação da barra ao conjunto das rodas, normalmente através de um braço ligado ao cubo da roda.




Há outras formas para solucionar este problema como a da figura abaixo
que consiste na alteração da barra de direcção.



Para alguns veículos também se pode adquirir uma barra de direcção adaptada á nova geometria.
Esta peça nem sempre é fácil de adquirir e não está disponivel no mercado para todas as marcas.



Como é óbvio cada uma tem vantagens e desvantagens, mas este capítulo fica em aberto para ouvir as vossas opiniões.

Algumas vantagens e inconvenientes de cada um dos sistemas:

A utilização de um" drop pitman arm " é a mais cara, mais fiável e mais
fácil de executar mas deixa a direcção mais exposta a impactos com o
solo. De qualquer forma essa exposição é identica à que apresenta um
Samurai original.

As barras tipo" Z-link ",apresentam uma solução de compromisso
,porque elevam cerca de 50% da barra, mas tem custos identicos
ao "drop p. arm "e a vantagem não é significativa.

A solução caseira ,mais usual, consiste em aplicar um braço de
adaptação no cubo da roda que eleva o ponto de fixação da rótula.
Esta solução tem a vantagem de colocar as rótulas, e respectiva barra,
numa posição mais elevada. Por outro lado ,pelo que tenho observado
em veículos que usam este sistema, nem sempre suportam a dureza dos
trilhos. Há quem diga que não tem problemas e outros que se queixam da
quebra ou torção da adaptação. Provavelmente a diferença estará no
dimensionamento e tipo de aço utilizado. É de salientar que o espaço
disponivel não é muito.


Last edited by zeca4x4 on Tue Aug 12, 2008 10:19 am; edited 1 time in total
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PostSubject: Re: Barra de direcção - S.P.O.A.   Tue Nov 14, 2006 9:20 am

Cuidado com as soldaduras nos eixos!

Aproveitar os apoios das molas, cortando-os e voltando a soldar do lado oposto do eixo, pode ter consequências graves. Na foto abaixo pode-se ver o resultado de uma modificação desse tipo.



É prerferivel manter as peças originais e aplicar outras como as da foto seguinte. Este modelo,como apoia nas peças originais, alem de não enfraquecer o eixo, funciona como reforço.

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PostSubject: Re: Barra de direcção - S.P.O.A.   Tue Nov 14, 2006 9:22 am

Quanto custa o S.P.O.A. ?

Vou tentar listar o que me parece ser o minimo, a aplicar para um SPOA, baseado em preços Calmini nos USA.

Direcção - Drop pitman arm
$69.95



Espaçadores para veios de transmissão
$29.95



Tubos de travão 19"
$59.90



Apoios de mola e batentes
$389.95



Sem amortecedores e sem mão de obra ficava em $549.75 ou seja, cerca de €450.
Os tubos de travão e os espaçadores compram-se cá mais baratos.
Os apoios para as molas não são dificeis de mandar fazer. Eu prefiro o modelo que aparece numa figura acima neste tópico.
Quanto á direcção já foi tudo dito atrás mas este braço Calmini é uma boa compra.
Para estudar isto mais a sério é preciso alguma pesquisa. Baseado nestes componentes minimos podes fazer um orçamento com preços mais realistas praticados em Portugal ou na NET com os respectivos portes.
Se fizeres isso vai divulgando os valores que eu também vou procurar com mais tempo.
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PostSubject: Re: Barra de direcção - S.P.O.A.   Today at 11:24 am

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