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 Quantificação da performance off-road de veiculos 4x4

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zeca4x4



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Registration date : 2006-11-09

PostSubject: Quantificação da performance off-road de veiculos 4x4   Mon Sep 01, 2008 9:04 am

Quantificação da performance off-road de veiculos 4x4

São inumeros os comentários sobre as capacidades off-road dos diversos modelos 4x4 que se podem encotrar na internet ou em conversas de café.

Quase todos os praticantes da modalidade, e até os simples curiosos, tem opiniões sobre a capacidade dos mais diversos veículos mas são raros aqueles que tem algum fundamento para as suas opiniões.

A capacidade de um veículo ultrapassar os diversos obstáculos que se encontram numa incursão fora de estrada depende de algumas caracteristicas mecânicas perfeitamente definidas.

Os aspectos básicos a ter em consideração numa primeira análise são os referentes à arquitectura do veículo.

Os ângulos determinados pela geometria do veículo, e as suas dimensões, são determinantes ao enfrentar os obstáculos mais básicos:

1- Ângulo de ataque
2- Ângulo ventral
3- Ângulo de saida
4- Ângulo de pendente
5- Ângulo de inclinação lateral
6- Profundidade de vadeo
7- Altura ao solo
8- Distância entre eixos
9- Abertura de vias
10- Diâmetro de viragem

Além da geometria é necessário considerar a massa do veículo , motorização e sistema de transmissão.

1- Peso do veículo
2- Potência do motor
3- Relação peso/potência
4- Relações de transmissão
5- Tipo de transmissão.

Verificada a geometria, motorização e transmissão é necessário considerar a capacidade adaptativa da suspensão
1- RTI

Quantificados os aspectos básicos é possivel defenir de uma forma concreta as capacidades de um veículo para circular fora de estrada, no entanto, devem ser tidos em consideração outros aspectos mais dificeis de quantificar mas relevantes para a escolha de um veículo devidamente adaptado à função pretendida.

A fiabilidade, a autonomia, a capacidade de carga, a estabilidade ou mesmo o conforto são factores a ter em consideração consoante o tipo de utilização a dar ao veículo.

Não faz sentido o uso de afirmações baseadas em mitos ou ideias fixas que poderão fácilmente ser desmentidas com a simples avaliação da geometria do veículo.

Tambem a tradicional conversa de que o condutor é que conta não tem nenhum significado para a avaliação da capacidade do veículo. Se o condutor não souber conduzir o carro nem poderá sair da garagem mas nenhum condutor poderá fazer um veículo abordar um obstáculo que a sua geometria não permita.

A tão valorizada potência dos veículos também não é relevante para as suas capacidades off-road. Mesmo tendo em consideração a relação peso/potência que têm significado em algumas circunstâncias o factor peso torna-se determinante noutras.

Um veículo mais pesado, com uma relação peso/potência superior e o mesmo tipo de transmissão, atasca com mais facilidade que outro mais leve.

Se pretende comparar veículos faça-o com base em valores mensuráveis e certamente ficará surpreendido com os resultados do seu estudo.

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PostSubject: Re: Quantificação da performance off-road de veiculos 4x4   Tue Sep 02, 2008 9:42 am

Interpretação dos dados

Comforme referido anteriormente os angulos definidos pela geometria de um veículo são um aspecto determinante para o seu desempenho fora de estrada.

No entanto se temos preferência por um determinado tipo de terreno outros factores poderão ter um peso mais significativo que a própria geometria.

Um exemplo desses terrenos são os trilhos lamacentos com profundidade suficiente para atascar.

Como tal a comparação dos dados terá de ser cuidadosa e ponderada em função da utilização principal a dar ao veículo.

A titulo de Ex. vou transcrever alguns dados e conclusões de um comparativo publicado recentemente na imprensa internacional.

Comparativo Nissan Qashqai 2.0 versos Suzuki SX4 1.9 DDS



Neste caso a geometria do Suzuki, devido ao seu visual de estradista, e especialmente pela sua frente alongada, é pouco favorável para uma utilização fora de estrada.

Vejamos então os ângulos principais pela ordem de apresentação:
Nissan
Suzuki

Ang. de ataque
20º
18º

Ang. Ventral
22º
22º

Ang. de Saida
33º
31º

Altura ao solo
21 Cm
20 Cm

Diam de viragem
10,6 m
11 m

Abertura de vias
1550mm
1475mm

Distância entre eixos
2630mm
2460mm


Pesos, binário e potência:

Peso
1960 Kg
1425 Kg

Binário
320Nm a 2000rpm
280Nm a 2000rpm

Potência
150CV a 4000rpm
120CV a 3500rpm

Relação peso/potência
13/1
12/1

Os sistemas de suspensão e transmissão são idênticos apresentando o Suzuki vantagem relativamente ao RTI.

RTI
322
345


Conclusões:

À primeira vista o Nissan está em vantagem.
O seu aspecto aparenta ser mais adequado para circular fora do asfalto.
Olhando para os valores dos dados técnicos verificamos que as diferenças não são muito significativas embora o Nissan apresente ângulos mais favoraveis.
Um estudo mais atento dos resultados mostra que embora ambos apresentem o mesmo valor para o ângulo ventral o facto de o Suzuki ter uma menor distância entre eixos pode tornar-se vantajoso para ultrapassar algumas lombas.
Relativamente aos valores da potência nem sempre os apresentados pelo fabricante correspondem às medições independentes em banco de ensaios. Neste caso o Nissan apresenta valores superiores e um motor mais elástico eliminando na prática a vantagem teórica da melhor relação peso potência apresentada pelo Suzuki.
Na lama o Suzuki mostrou-se nitidamente superior graças ao seu peso mais baixo.
É aqui que se encontra a maior diferença entre estes dois modelos na circulação fora de estrada.
Quando as condições de aderência não permitem transmitir a potência ao solo o mais pesado, mesmo sendo mais potente, fica sempre em desvantagem.

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