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 Snorkel

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zeca4x4



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Registration date : 2006-11-09

PostSubject: Snorkel   Mon May 05, 2008 4:14 am




Um Snorkel não é só um tubo.

São vários os factores envolvidos ao modificar a tubagem de aspiração do motor.

Sem querer entrar em pormenores demasiado técnicos vou mencionar alguns aspectos fundamentais a ter em consideração no projecto de um snorkel.

A respiração do motor está calculada para um desempenho fixo.
Todos os motores, tanto ao nivel comando do motor como do sistema de alimentação, estão projectados para funcionar com a admissão original.

Todos sabem que basta um filtro de ar sujo para aumentar o consumo e diminuir as prestações do motor.

Aplicar um snorkel que altere a perda de carga provocada pela tubagem de admissão altera as prestações do motor. Sendo assim o snorkel deve ser projectado por forma a causar a menor perda de carga possivel.

Também o material utilizado na sua construção é da maior importância. Para além da importância que tem o coeficiente de atrito de cada material é necessário ter em conta outras caracteristicas como à oxidação e a condensação que pode ocorrer no interior da tubagem.

Tubos metálicos tem tendência a criar condensação no interior durante a noite, com o carro parado, e toda essa água será aspirada para o filtro pela manhã.

A cabeça do snorkel é o acessório mais importante. Deve permitir uma entrada de ar conveniente e funcionar como separador de água.

Por ex. a cabeça Safari foi estudada para que a grelha divida as gotas de agua em pequenas particulas que são expelidas pelas saidas apropriadas devido ao efeito de ciclone provocado pelo formato interno da cabeça estudado para o efeito.



O ar admitido no snorkel não é muito influênciado pelo vento nem pela deslocação do carro. O movimento que lhe é imprimido pela aspiração do motor é muito superior tornando desprezivel a velocidade exterior do ar.

Já foram efectuados vários testes que demonstram que a posição da entrada do ar, virada para a frente ou para trás, não afecta o desempenho do motor.

No entanto, uma cabeça aerodinâmicamente mal concebida pode afectar significativamente a entrada de ar a velocidades mais elevadas.

O desenvolvimento de uma cabeça de snorkel com uma boa aerodinâmica ou mesmo o calculo da perda de carga na tubagem não estão ao alcance de todos.

Como o objectivo principal do snorkel é evitar a entrada de água e poeiras para o motor é fundamental que todo o circuito de admissão seja perfeitamente estanque até à abertura superior de admissão de ar.

Para garantir esta estanquecidade devem existir o menor numero de uniões possivel e, as inevitáveis, devem ser apropriadas para o efeito.
As uniões devem ser vedadas e de preferência de um tipo que permita o aperto para garantir a vedação a longo prazo.

Para aqueles que pretendem desenvolver o seu próprio snorkel, ou para todos os que simplesmente pretendem escolher um do mercado, devem ter em consideração alguns aspectos básicos que influenciam o desempenho e fiabilidade do motor.

De uma forma simplista podemos dizer que os principais cuidados a ter em consideração são os seguintes:

Boa admissão de ar.
Tendo em conta que se está a aumentar o comprimento da tubagem a secção do snorkel deve ser superior à da admissão original e deve ter o menor numero de curvas e estrangulamentos possivel.

Boa separação de água
A cabeça do snorkel deve ter capacidade para separar a agua aspirada pela elevada depressão criada pelo motor na admissão ou capacidade para evitar a sua entrada na tubagem.

Fraca condutibilidade térmica
O snorkel deve ser construido com um material de fraca condutibilidade térmica, ou devidamente isolado, para evitar condensação no interior perante variações de temperatura externas.

Resistência à oxidação
Os snorkel metálicos com tendência a oxidar podem criar depósitos no circuito de admissão provocando o aumento do coeficiente de atrito e a sua obstrução.

Estanquecidade
A tubagem deve ser em material impermeável, ter o menor numero de uniões possivel, e as uniões devem ser vedadas e apertadas por braçadeiras.

Para além destas recomendações básicas deve ainda ser tomado em consideração o aspecto estético do snorkel, a resistência aos choques e à luz solar, assim como a sua aerodinâmica no que diz respeito à resistência ao avanço do veículo e aos ruidos parasitas.

Um snorkel mal concebido pode causar mais danos do que os que vai evitar.

Antes de aplicar um snorkel duvidoso deve ser avaliada a necessidade de efectuar esta modificação. Normalmente a profundidade de passagem a vau de um veículo não é determinada só pela altura da admissão ao solo.

Se não pretende atravessar grandes extensões de deserto poeirento, nem mergulhar na água com o seu veículo, provavelmente não necessita de um Snorkel.

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