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 Dicionário de siglas

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zeca4x4



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PostSubject: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 5:44 am

Motor


SOHC
Simple Over Head Camshaft

Árvore de cames à cabeça.

Sistema de distribuição simples, usado em motores de duas válvulas por cilindro, onde todas as válvulas são accionadas por uma única árvore de cames.




DOHC
Double Over Head Camshaft

Dupla árvore de cames à cabeça.

Sistema de distribuição com duas árvores de cames na cabeça.
Este tipo de configuração é normalmente utilizado em motores com quatro válvulas por cilindro e uma das árvores de cames é usada para accionar as válvulas de admissão enquanto a outra acciona as válvulas de escape.




FSI
Fuel Stratified Injection

Injecção de combustivel estratificada.
Audi

Este sistema utiliza injectores de alta precisão que controlam a injecção directa de combustivel, em circuitos common rail com pressões até 100 Bar.
Graças á precisão no controlo do tempo e quantidade de combustivel injectado directamente nos cilindros este sistema permite aumentar o binario e a potência de um motor reduzindo simultaneamente o consumo até 15% e a emissão de gases de escape nocivos.





I-VTEC
Injeccion Variable valve Timing Electronic Control

Controlo electrónico de distribuição variável e abertura das válvulas.
Honda

O sistema de abertura variável da Honda utiliza uma terceira válvula por cilindro que só actua a altas rotações por efeito de aumento da pressão de óleo.

O balanceiro da terceira válvula não actua a baixas rotações. Com o aumento da rotação, e consequente aumento da pressão de óleo, é accionado um tirante que liga o balanceiro da válvula extra à primeira válvula colocando as três em funcionamento.





NVCS
Nissan Valve Timing Control System

Distribuição variável Nissan
Nissan

Sigla usada pela Nissan para denominar os seus motores com sistemas de distribuição variáveis.




VANOS
Variable Nockenwelle System

Sistema de variação continua de distribuição.
BMW

Sistema de distribuição que permite a regulação, com variação continua, de abertura de todas as válvulas.
Este sistema utiliza um comando electrónico e actuadores electricos que controlam continuamente a abertura de todas as válvulas de admissão e escape.




VCP
Variable Camshaft Position

Abertura de válvulas de admissão variável.
Land Rover

O sistema de abertura variavel das válvulas de admissão Land Rover controla a distribuição em função das exigências da condução e da temperatura ambiente.



Common-rail

Linha de pressão comum.

Sistema de alimentação de combustivel que usa uma linha, tubagem, comum que alimenta todos os injectores.
O combustivel encontra-se dentro da tubagem a alta pressão e a injecção é controlada pela abertura dos injectores.



MSR
Motor Schleppmoment Regelung

Controlo de tracção em reduções.
Alfa Romeo

Este sistema evita o bloqueio das rodas provocado por um binário resistente excessivo aplicado pelo motor à transmissão durante uma redução de caixa.
A sua função, oposta ao ASR, evita a perda de aderência nas rodas motivada por uma forte redução de caixa.
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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:33 am

TRANSMISSÃO


CVT
Continuousely Variable Transmision

Este sistema varia automática e continuamente a relação de transmissão da cadeia cinemática do veículo.
Este sistema substitui a caixa de velocidades e varia progressivamente a relação de transmissão sem recurso a mudanças de velocidade.




Steptronic
BMW

Caixa de velocidades automática sequencial usada pela marca.
Funciona em modo automático ou por comando manual sequencial.



Tiptronic S
Porsche

Caixa de velocidades automática sequencial usada pela marca.
Funciona em modo automático ou por comando manual sequencial.



HDC
Hill Descent Control

Controlo automático de velocidade em descidas.

Este sistema permite defenir previamente a velocidade de descida de um declive acentuado.
O controlo electrónico de velocidade de descida permite ao condutor defenir uma velocidade segura para efectuar uma descida evitando o indesejável recurso aos travões.
Neste caso o veículo recorre ao motor e à gestão electrónica para percorrer o declive à velocidade determinada pelo condutor.




LSD
Limited Slip Diferential

Diferencial autoblocante ou de escorregamento limitado.

Sistema mecanico de bloqueio automático do diferencial.




Vari-Lok

Diferencial de funcionamento hidráulico que distribui automáticamente o binário consoante a aderência das rodas.
Este tipo de diferenciais permite enviar mais binário à roda com melhor aderência.





Quadra-drive

Denominação aplicada a cadeias cinemáticas que permitem tracção total permanente repartindo o binário motor pelas quatro rodas em função da sua aderência.
A variação do binário aplicado a cada roda é feita por diferenciais do tipo Vari-Lok.




VLP
Variable Line Pressure

Este sistema permite variar a pressão em transmissões de funcionamento hidraulico optimizando o seu funcionamento.






SELEC-TRAC

Sistema usado em veículos de tracção ás quatro rodas com caixa automática.

Este sistema actua sobre o diferencial central distribuindo o binário do motor entre os eixos, de forma variavel, consoante as necessidades.






ADB
Automatic Diferential Brake
BMW

Este sistema BMW usa a gestão electrónica do ABS para actuar sobre os travões activamente, travando a roda com falta de aderência, para evitar a perda total de potência no eixo.





Autotrack
Chevrolet

Gestão electrónica de transmissões 4x4 que permite o funcionamento em modo 4x2 quando a tracção total não é necessária.
Este sistema Chevrolet alterna automáticamente entre o modo 4x2 e 4x4.




Command Shift
Land Rover

Sistema de caixa de velocidades sequencial usado pela Land Rover.





Command-Trac

Este sistema de gestão da transmissão, normalmente associado a veiculos com caixa manual, usa preferencialmente a tracção traseira e só liga as rodas da frente quando verifica perda de aderência no eixo posterior.
O Command-Trac só pode ser usado temporariamente em pisos de fraca aderência porque estas transmissões não usam diferencial central.





Terrain Response
Land Rover

Sistema electrónico de gestão integrada dos diversos parametros de controlo do veículo.
Este sistema controla o motor, suspensão, travões e transmissão de modo a optimizar o desempenho do veículo consoante o tipo de terreno.




E-Diff
Land Rover

Sistema de controlo electrónico do bloqueio do diferencial.
Este controlo electrónico do diferencial traseiro, montado nos veículos equipados com terrain response, é comandado pela gestão electrónica que controla o diferencial central.





EDS
Electronic Diferential System
Volkswagen

Substituto do diferencial autoblocante usado pela VW.
O sistema é comandado electrónicamente e não apresenta o mesmo tipo de funcionamento de um diferencial autoblocante.




Haldex

Os diferenciais tipo Haldex só começaram a ser utilizados nos veículos automóveis recentemente.
Actualmente cada vez mais veículos de tracção integral estão a recorrer a este tipo de diferenciais.
Este sistema permite distribuir a potência entre os eixos de uma forma variavel e de fácil controlo.
Pode variar entre a aplicação de todo o binário do motor no eixo dianteiro e aumentar progressivamente o binário transmitido ao eixo traseiro quando se verifica perda de aderência nas rodas dianteiras.





Siglas usadas pelas diversas marcas para denominar os seus sistemas de gestão da transmissão:


PTM
Porsche Traction Management

Gestão electrónica de tracção integral permanente usado pela Porsche.




X-Drive
BMW

Gestão electrónica de tracção integral permanente usado pela BMW.



All-Mode
Nissan

Gestão electrónica da transmissão, com comando do diferencial central, desenvolvido pela Nissan.




Quattro
Audi

Sistema de tracção integral permanente baseado num diferencial central tipo Torsen usado nos veículos da Audi.




4-Motion
VW

Sistema de tracção integral, baseado em diferenciais Haldex, usado pela VW.



4 ETS
Mercedes

Sistema de tracção integral usado pela Mercedes.


TOD
Torque On Demand 4WD
Kia

Sistema de tracção integral permanente.


Last edited by on Sun Sep 09, 2007 4:57 pm; edited 1 time in total
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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:33 am

SUSPENSÃO


ABC
Active Body Control
Mercedes

Controlo activo da carroceria.

Este sistema electropneumático de controlo da suspensão permite ajustar o nivelamento da carroceria aumentando o conforto e estabilidade.



Airmatic
Mercedes

Suspensão activa com ajuste do amortecimento.

Ajusta a capacidade de amortecimento às condições do piso para obter maior comforto.



Quadra-Coil
Jeep

Este modelo de suspensão combina eixos rigidos com molas helicoidais.



PASM
Porsche Active Suspension Management
Porsche

Suspensão activa controlada electrónicamente.


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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:34 am

TRAVÕES

ABS
Antilock Brake System

Sistema antibloqueio das rodas.

Amplamente divulgado, e usado actualmente por todos os fabricantes de automóveis, este sistema antibloqueio surgiu em 1978 com a finalidade de melhorar as condições de travagem em situações de emergência.

O controlo electrónico da travagem permite evitar o bloqueio das rodas e a consequente derrapagem.

Ao impedir a derrapagem das rodas obtem-se uma melhor direccionabilidade do veículo e uma menor distância de travagem.

O desenvolvimento deste conceito deu origem a inumeros sistemas de gestão da travagem e controlo de estabilidade que hoje se encontram em todas as marcas de automóveis.




CBC
Cornering Brake Control
Land Rover/BMW

Controlo de travagem em curva.

Evita a derrapagem do eixo posterior em travagens de emergência em curva.

Reduz a força de travagem aplicada nas rodas posteriores em situações limite de travagem de emergência em curva aumentando assim a direccionabilidade do veículo.




EBD
Electronic Brakeforce Distribution

Distribuição electrónica da força de travagem.

Este sistema substitui os tradicionais repartidores mecanicos de travagem.

Tal como nos repartidores mecanicos a força de travagem aplicada nas rodas do eixo posterior aumenta com a carga suportada pelo eixo.

Quanto maior for o peso da carga transportada pelo veículo sobre o eixo posterior maior é a força aplicada na travagem.




Assistência à travagem de emergência:

Os sistemas electrónicos de assistência à travagem de emergência detectam a velocidade com que o condutor liberta o acelerador e actua o pedal de travão identificando assim uma travagem de emergência.

Quando o condutor liberta rápidamente o acelerador e pressiona o pedal de travão de imediato o sistema de gestão electrónica actua em modo de travagem de emergência.

Neste modo o sistema aplica a força máxima de travagem independentemente da pressão exercida pelo condutor sobre o pedal de travão.

Diversas marcas usam sistemas electrónicos de assistência à travagem de emergência com diferentes nomenclaturas.



BAS
Brake Assistance System
Mercedes

BA
Brake Assistance
Toyota

DBC
Dynamic Brake Control
BMW

EBA
Emergency Brake Assistance
Volvo

HBA
Hydraulic Brake Assistance
Volkswagem


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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:36 am

ESTABILIDADE e TRACÇÃO


ESP
Electronic Stability Program

Controlo electronico de estabilidade.

Incluido nos sistemas de segurança activa, o controlo de estabilidade, compensa a tendência para fugir da trajectória actuando activamente sobre os travões e, em alguns casos, sobre o motor.

A partir dos dados obtidos pela gestão electrónica do ABS, o sistema relaciona-os com outros valores provenientes de sensores próprios, e actua sobre os travões por forma a corrigir a trajectória do veículo.




ASR
Sistema de controlo de tracção.

Usado por diversas marcas estes sistemas bloqueiam a roda sem tracção para transmitir a potência à que tem maior aderência.
Quando uma das rodas motoras perde tracção o sistema compensa travando essa roda evitando, que a potência se perca pela roda sem tracção e, a consequente imobilização do veículo.

Embora permita manter o veículo em movimento em determinadas circunstâncias não tem a eficácia de um diferencial autoblocante.
Em certos casos, quando os veículos incorporam sistemas de gestão da transmissão, o ASR diminui a potência motora transmitida à roda em perda.



RDC
Reifen Druck Control
Sistema de controlo da pressão dos pneus usado pela BMW


DSC
Dynamic Stability Control

Controlo dinamico de estabilidade.

Este sistema distribui o binário transmitido ao solo por cada roda por forma a compensar a tendência que o veìculo tem para sair da trajectória em curva.
Actua também sobre os travões para introduzir forças contrárias ás provocadas pela inércia.


Sistemas idênticos usados por diversas marcas:

ASC+X
Automatische Stabilitäts Control + Traktion
BMW

DSTC
Dynamic Stability and Traction Control
VOLVO

ESP Plus
Electronic Stability Program Plus
NISSAN

MSR
FIAT

Stabilitytrak
CHEVROLET

VDC
ALFA ROMEO

VDM
LEXUS


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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:37 am

CONFORTO E SEGURANÇA PASSIVA

Em construção


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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:38 am

CHASSIS e SEGURANÇA ACTIVA

Em construção


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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Sun Sep 09, 2007 6:38 am

OUTROS TERMOS TÉCNICOS

Sobreviragem

Tendência do veículo em orientar-se para o interior de uma trajectória curva.
Mais comum nos veículos de tracção traseira verifica-se quando a parte posterior do veículo entra em derrapagem.


Subviragem

Tendência do veículo em orientar-se para o exterior de uma trajectória curva.
Mais comum nos veículos de tracção dianteira verifica-se quando o veículo tende a seguir em frente ao descrever uma curva.


Aquaplaning

Perda de aderência provocada pela formação de uma pelicula de água entre os pneumáticos e o pavimento.
A formação de uma pelicula de água entre os pneumáticos e o pavimento, reduz drasticamente o coeficiente de atrito e, provoca a peda de controlo do veículo.
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PostSubject: Re: Dicionário de siglas   Today at 5:31 am

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