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 Baterias

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zeca4x4



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Registration date : 2006-11-09

PostSubject: Baterias   Mon Mar 05, 2007 8:45 pm





1- Placas de liga de chumbo
2- Tampas para manutenção
9- Saida de gases


As baterias tradicionais, com manutenção, necessitam que se reponha regularmente o nivel de electrólito adicionando água destilada.

A composição da liga usada no fabrico dos elementos destas baterias, chumbo e antimónio, provoca uma reacção quimica que separa a água do electrólito nos seus componentes básicos, oxigénio e hidrogénio, quando a bateria recebe carga.

Esta reacção, para além da libertação de gases, provoca o consumo de água que se verifica nestas baterias.

Para desenvolver baterias sem manutenção os fabricantes necessitaram de desenvolver uma liga suficientemente resistente que não provocasse a decomposição da água. Neste tipo de baterias usa-se uma liga de chumbo com cálcio.

Este tipo de baterias, sem manutenção, distingue-se das tradicionais pela ausência de tampas destinadas à reposição da água.

No entanto, em termos de utilização, existem outros pormenores que as distinguem das antigas baterias com manutenção. As diferenças mais significativas são o facto de estas baterias não admitirem ser descarregadas completamente e necessitarem de uma voltagem mais alta para carregar.

Note-se que uma bateria disponibiliza cerca de 13V quando carregada a 100%, se não lhe for solicitada potência, e quando a sua voltagem baixa para cerca de 10V considera-se completamente descarregada.

As baterias sem manutenção necessitam de cerca de 15V[14,8] para receberem carga convenientemente enquanto que as baterias tradicionais, com manutenção, carregavam com cerca de 14V[13,8].

Uma bateria sem manutenção, quando instalada numa viatura concebida para utilizar baterias com manutenção, nunca será carregada convenientemente. Por outro lado, uma bateria com manutenção instalada num veículo desenvolvido para utilizar baterias sem manutenção, verá a sua vida util significativamente reduzida.

Ao utilizar uma bateria com manutenção, numa viatura desenvolvida para baterias sem manutenção, o consumo de água e a quantidade de gases libertados aumenta significativamente.

Numa tentativa de reduzir este problema, desenvolveram-se baterias hibridas, com liga de antimónio nas placas positivas e calcio nas negativas. Este tipo de baterias, embora necessitem de manutenção, suportam cerca de 5000Km de serviço entre revisões.

Neste caso, em veículos desenvolvidos para baterias hibridas, a voltagem de carga está regulada para 14,3V pelo que não é recomendavel a utilização de baterias tradicionais com manutenção nem baterias sem manutenção neste tipo de viaturas.

Mais recentemente foram desenvolvidas as baterias de gel onde o electrólito se encontra num estado gelatinoso tornando estas baterias mais resistentes a choques e diminuindo a possibilidade de derrames.

As baterias de gel, com placas de liga de calcio sem manutenção, devem ser carregadas com uma voltagem de 14,5V.

É de salientar que existem no mercado baterias com tecnologias mais apuradas, como as conhecidas baterias Optima, que não se enquadram em nenhum dos tipos anteriores.

Para obter o melhor desempenho da bateria numa viatura é necessário seguir as recomendações do fabricante ou usar um alternador e um regulador de voltagem adequados à bateria instalada.

Com manutenção




Sem manutenção



Gel



Last edited by on Tue Mar 06, 2007 3:53 am; edited 1 time in total
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zeca4x4



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PostSubject: Re: Baterias   Mon Mar 05, 2007 9:28 pm

Baterias - Dicas de Manutenção

Utilize somente água destilada para completar o nível, nunca coloque qualquer outro tipo de líquido.

Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar. Mantenha os bornes limpos.

Evite deixar as luzes acesas ou o rádio ligado com o motor desligado, pois pode descarregar a bateria.

Ao instalar equipamentos que necessitem de muita energia, como mais potência no sistema audio, luzes suplementares ou guinchos electricos, redimensione o sistema elétrico de maneira que ele suporte o aumento de consumo.

É aconselhável desligar os dois cabos da bateria se vai deixar o carro parado por mais de um mês. Não desligue os terminais com o motor a trabalhar.

Não carregue a bateria sem desligar os terminais.

Para carregar a bateria com um carregador, respeite as instruções do fabricante de carregador de baterias. Desligue a bateria começando pelo terminal (-). Ao voltar a ligar começar pelo terminal (+). Verifique se os bornes da bateria e os respectivos terminais estão limpos.

A alimentação elétrica permanente é necessária para abastecer os sistemas eletronicos. Depois de ter desligado e re-ligado a bateria, ligue a chave e espere 15 / 20 segundos antes de dar ao motor de arranque.
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